O que são e o que fazem os injetores?

Os injetores são pequenos componentes de acionamento elétrico responsáveis pela dosagem do combustível e apesar de pequenos, são de grande importância para o correto funcionamento do motor.

Para que um motor funcione realmente bem, é preciso que o combustível seja injetado sob a forma de minúsculas gotículas. Isto exige que os orifícios na extremidade do injetor sejam muito pequenos. Tão pequenos que uma simples sujidade, da espessura de um fio de cabelo, pode causar a sua obstrução. Essas impurezas entopem, total ou parcialmente, os injetores prejudicando a passagem do combustível para o motor. Isso acarreta aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

Mas afinal, de onde vêm as impurezas? A resposta é: do próprio combustível. O maior inimigo do injetor é o combustível utilizado no automovel. Estamos na verdade nos referindo ao resíduos existentes na composição da gasolina e do diesel como principal responsável por este problema.

Estes residuos são na maior parte dos casos resultantes de deficiências no processo de destilação do combustivel, e este quando exposto às altas temperaturas no interior do motor transforma-se numa especie de "borra", que solidifica na extremidade do injetor.

Agir de forma preventiva e evitar custos mais avultados, a TTTurbo recomenda a limpeza dos injetores por ultrasom a cada 10 ou 15 mil quilômetros e a substituição o filtro de combustível regularmente.